Pedra no rim, também conhecida como cálculo renal ou litíase renal, podem variar em tamanho e composição e podem causar dor significativa quando passam pelos ureteres em direção à bexiga.
As pedras nos rins são geralmente formadas por substâncias como cálcio, oxalato, fosfato e ácido úrico por exemplo. Os fatores que contribuem para a formação de pedras incluem desidratação, dieta rica em certas substâncias, histórico familiar, condições médicas subjacentes e distúrbios metabólicos.
Os sintomas comuns de pedra nos rins incluem dor intensa na região lombar ou abdominal, sangue na urina, urgência e frequência urinária aumentadas, e dor ao urinar.
A investigação da presença de pedras nos rins pode envolver os seguintes métodos:
Exames de imagens:
Tomografia computadorizada (TC) abdominal: É frequentemente utilizada para diagnosticar e localizar pedras nos rins, proporcionando imagens detalhadas das estruturas renais.
Ultrassonografia renal: Pode ser utilizada para visualizar as pedras e avaliar a condição dos rins.
Análise de Urina:
Uma amostra de urina pode ser analisada para verificar a presença de sangue, cristais e outras substâncias que podem indicar a formação de pedras nos rins.
Exames de sangue:
Exames de sangue podem ser realizados para avaliar a função renal e verificar os níveis de substâncias como cálcio, ácido úrico e outros que podem contribuir para a formação de pedras.
O tratamento de pedras nos rins pode variar dependendo do tamanho, tipo e localização da pedra, bem como da gravidade dos sintomas. O médico nefrologista é o responsável pela investigação para evitar nos aparecimentos de pedras e das crises renais.
Esta modalidade inovadora é forma mais rápida, confortavél e segura para seu atendimento.
Com tecnologia e ferramentas disponíveis no mercado de comunicação, é possível ter seu atendimento do conforto da sua casa, assim evitando tempo desperdiçado em transito em locomoções desnecessárias.
Agende agora mesmo e tenha uma experiência inovadora e tenha sua consulta por um computador ou aparelho celular.